Pular para o conteúdo principal

O Firefox tem futuro?: Nova versão 130 com IA diz que sim



Bom sabemos que o navegador Firefox não está em seu tempo mais glorioso, sua participação de mercado está reduzindo ano após ano, mas tem motivos para isso?

Motivos até tem, na pesquisa do Statcounter mostra um crescimento grande do Microsoft Edge que com certeza abocanhou uma fatia do mercado da Mozilla.

Aqui temos uns pontos que podemos discutir:

  • Crescimento do Edge: O Microsoft Edge atingiu 13,14% de market share, mostrando um crescimento significativo em comparação ao ano passado.
  • Inteligência Artificial: A integração de funções de IA, como o programa Copilot, é um dos principais fatores para o crescimento do Edge.

Essa semana, na versão 130 do Firefox a Inteligência Artificial enfim deu as caras, não tão boa quando do Edge mas melhor que o Chrome sem dúvida.

Aos usuários do Firefox sempre foi levado em consideração o projeto de código aberto e sem fins lucrativos e de fato isso é bem levado a sério, mesmo que arranhada nos últimos anos. Outro ponto que vejo como desafiador é o uso do Firefox em dispositivos móveis, o software não sofre uma mudança grande a tempos e parece estagnado nesse sentido.

Algumas mudanças realmente podem começar agora com esse impulso de IA no projeto, mas ainda vejo chances grandes do Firefox se manter como uma opção relevante no mercado durante algum tempo.


As principais novidades do Mozilla Firefox 130:

  • Tradução de Trechos Selecionados: Agora é possível traduzir partes específicas de texto após uma tradução completa da página.
  • Firefox Labs: Nova página nas configurações para experimentar recursos em teste, como chatbot de IA.

Confira as novidades no site da Mozilla:
https://www.mozilla.org/en-US/firefox/130.0/releasenotes/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review: Tablet Bravva Planet Tab BV-400RK

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Bravva Tech é uma empresa brasileira fabricante de tablets, hoje vou fazer a resenha do tablet Planet Tab BV400RK, que conta com processador de 1,2GHz com GPU gráfica Mali 400MP de 250MHz e 512MB de RAM tudo isso rodando o Android 4.1.1 Jelly Bean. O Tablet     O tablet é atualmente o mais barato do Brasil, com preços que giram entre R$260,00 até R$399,00, por isso tem que levar em conta o preço primeiro, para depois tirar as conclusões.   O design do tablet é bonito e simples, a traseira é texturizada, o modelo testado foi o branco, que contém algumas diferenças do preto (chamado de BV400) como o processador, que no branco e rosa (BV400RK) é Rockchip, e no preto é um Allwinner além de não conter saída HDMI.   A frente do aparelho é black piano e deixa muitas marcas de dedo, os três botões frontais são soft touch, e comtém o botão Voltar, Home e Menu, mas não contém o botão de aplicações, com isso ...

O que aconteceu com a Evadin?

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Evadin foi uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil, criada na década de 60 importando produtos da japonesa Mitsubishi e também com marca própria. Com o tempo foi fabricando televisores e outros produtos da Mitsubishi, em 1999 a Mitsubishi cancelou o contrato com a empresa brasileira, dando um prazo de até 3 anos para colocar outro nome nos produtos, mas a Evadin não fez o prometido e continuou lançando produtos com a marca Mitsubishi, enquanto isso no outro lado do mundo a Mitsubishi diz que seus produtos brasileiros não tem tecnologia japonesa e não tem suporte das autorizadas.   Em 2003 a Evadin não desiste do nome Mitsubishi mas lança produtos com a Marca Aiko, como televisores e aparelhos de vídeos, no começo de 2007 a Evadin é notificada pela justiça por usar o nome Mitsubishi sem autorização, a mesma diz que sem o nome Mitsubishi a empresa iria à falência, a empresa retira os produtos Mitsubishi as pressas do ...

Review: Tablet CCE T735

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral Fonte da imagem: Anúncio Mercado Livre   Hoje no review da semana teremos o CCE Motion.tab o tablet é uns dos mais baratos do Brasil, concorrendo diretamente com os Multilaser Diamond e Vibe, e DL HD7 e Everest, confira o teste que o blog fez no aparelho:   Tela:   A tela do aparelho é de 7 polegadas com resolução de 800x480, mas parece ser menos  que isso pois é muito pixelado, a maioria das vezes você se sente muito incomodado até usuários leigos vão sentir problemas. Para saber a gravidade do problema, até os icones do Android 4.0.4 é mal desenhado e pixelado. Outro problema é o brilho que mesmo no nível maxímo a tela é muito escura, no nível minimo é impossível enxergar alguma coisa. A sensibilidade é boa e não tive problemas perante á isso, está na média do mercado. Processamento:   O tablet tem processador de 1GHz e memória RAM de 512MB isso deixa o tablet bom para o uso em internet e aplicativo...