Bom sabemos que o navegador Firefox não está em seu tempo mais glorioso, sua participação de mercado está reduzindo ano após ano, mas tem motivos para isso?
Motivos até tem, na pesquisa do Statcounter mostra um crescimento grande do Microsoft Edge que com certeza abocanhou uma fatia do mercado da Mozilla.
Aqui temos uns pontos que podemos discutir:
- Crescimento do Edge: O Microsoft Edge atingiu 13,14% de market share, mostrando um crescimento significativo em comparação ao ano passado.
- Inteligência Artificial: A integração de funções de IA, como o programa Copilot, é um dos principais fatores para o crescimento do Edge.
Essa semana, na versão 130 do Firefox a Inteligência Artificial enfim deu as caras, não tão boa quando do Edge mas melhor que o Chrome sem dúvida.
Aos usuários do Firefox sempre foi levado em consideração o projeto de código aberto e sem fins lucrativos e de fato isso é bem levado a sério, mesmo que arranhada nos últimos anos. Outro ponto que vejo como desafiador é o uso do Firefox em dispositivos móveis, o software não sofre uma mudança grande a tempos e parece estagnado nesse sentido.
Algumas mudanças realmente podem começar agora com esse impulso de IA no projeto, mas ainda vejo chances grandes do Firefox se manter como uma opção relevante no mercado durante algum tempo.
As principais novidades do Mozilla Firefox 130:
- Tradução de Trechos Selecionados: Agora é possível traduzir partes específicas de texto após uma tradução completa da página.
- Firefox Labs: Nova página nas configurações para experimentar recursos em teste, como chatbot de IA.
Confira as novidades no site da Mozilla:
Comentários
Postar um comentário