Pular para o conteúdo principal

O que aconteceu com a Evadin?

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral

  A Evadin foi uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil, criada na década de 60 importando produtos da japonesa Mitsubishi e também com marca própria. Com o tempo foi fabricando televisores e outros produtos da Mitsubishi, em 1999 a Mitsubishi cancelou o contrato com a empresa brasileira, dando um prazo de até 3 anos para colocar outro nome nos produtos, mas a Evadin não fez o prometido e continuou lançando produtos com a marca Mitsubishi, enquanto isso no outro lado do mundo a Mitsubishi diz que seus produtos brasileiros não tem tecnologia japonesa e não tem suporte das autorizadas.
  Em 2003 a Evadin não desiste do nome Mitsubishi mas lança produtos com a Marca Aiko, como televisores e aparelhos de vídeos, no começo de 2007 a Evadin é notificada pela justiça por usar o nome Mitsubishi sem autorização, a mesma diz que sem o nome Mitsubishi a empresa iria à falência, a empresa retira os produtos Mitsubishi as pressas do mercado e relançando com o selo Aiko, as embalagens dos produtos tinha a seguinte frase:

" Os produtos Mitsubishi mudaram, agora é Aiko"

  A Mitsubishi já tinha multado a Evadin, por uso indevido da marca, mas depois a empresa japonesa aumentou a multa somente pela frase, pois no Japão a Mitsubishi é concorrente da Aiko.
  Depois do ocorrido a Aiko-Evadin tem sucessos de vendas, em computadores, televisões e celulares, mas seu lucro caiu, a empresa foi retirando seus produtos do mercado misteriosamente até desaparecer.
  Em 2010 a justiça brasileira condena a Evadin á pagar a multa para a Mitsubishi de 1,5 bilhões de ienes, no mesmo ano a Evadin já não tinha nenhum produto no mercado.
 A Evadin em 2008 começa a fabricar componentes para os celulares da ZTE, o blog Tecnologia em Geral tentou contato com a Evadin, sem nenhuma resposta. O site da empresa está desatualizado, mostrando os produtos da linha 2008 da Aiko.
  Hoje a empresa fabríca produtos para outras marcas somente terceirizando a fabrica, enfim deixa saudades para muitas pessoas a antiga Evadin.

Comentários

  1. Amigo , sabe se a aiko foi comprada por outra empresa ou algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Aiko simplesmente saiu do território brasileiro, no Japão a marca Aiko pertence a Sony que no início lançava somente produtos de baixo custo para não cooncorrer com a própria Sony, mas no início da década de 2000 a empresa também saiu do mercado japonês para dar lugar à recém comprada Aiwa. Em 2005 ela se tornou uma marca totalmente brasileira mas faliu em 2010.

      Excluir
  2. Hoje a Evadin está se reestruturando e promete sucesso contínuo.. 2014 promete grandes avanços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Evadin tem que voltar a operar logo, poís tem agora uma ex-parceira como concorrente maior, a Tectoy que está tercerizando suas fábricas para outras empresas, assim como a Evadin fazia.

      Excluir
    2. Ela já abriu vagas de empregos em Manaus

      Excluir
  3. Qual o endereço atual da Evadin? Alguém pode me informar o endereço da fábrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da fábrica eu não sei, mas da sede principal é:

      ''Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 901 - Jardim Edith, São Paulo - SP, 04571-010''

      O telefone é: (11) 5102-4289, segundo o Google.

      Excluir
  4. Em 2008, comprei uma TV da marca AIKO, hoje ela apresenta problemas na tela, quero saber se alguém sabe de autorizadas no Rio de Janeiro( Município).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa já não existe mais, então também não há nenhuma assistência técnica e será difícil você conseguir arrumar por falta de peças, então recomento logo comprar outra TV.

      Excluir
  5. A empresa, EVADIN, está em plena operação. Trabalho lá e hoje é montadora dos produtos ALCATEL, mas, infelizmente e novamente, está entrando em crise: a ALCATEL cancelou contratos e "migrou" sua produção para a GBR COMPONENTES... Mas, parece q a EVADIN voltará com a parceria da ZTE. Espero q dê tudo certo, pq 2/3 dos funcionários já foram demitidos e se continuar assim, irá falir de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele esta sim em operação, no caso só a fábrica mesmo pois a empresa sem se apresenta mais como nos produtos da Aiko e Mitsubishi onde sempre estavam escritos: '' Produzido por Evadin Indústria da Amazônia'' hoje só aparece o CNPJ, segundo a própria empresa eles voltam a operar mesmo só esse ano com fabricação de tablets mas até agora nenhuma notícia.
      Já a ZTE foi o ultimo suspiro da Evadin, que deu certo mas depois os produtos da ZTE sumiram do mercado, espero que você esteja certo e a Evadin volte a fabricar os modens e celulares da ZTE.

      Excluir
  6. A minha opinião é que a EVADIN não investiu numa boa campanha quando a Mitsubishi lhe deixou. Por exemplo poderia usar "EVADIN. Foi pra frente" fazendo uma alusão ao crescimento da empresa em plena crise americana. Além a marca EVADIN já foi usada na década de 70, deveria voltar. A marca AIKO já não tem tanta confiabilidade diante de tantas chinesas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, a Evadin deveria ter investido em sua marca ainda quando representava a Mitsubishi aqui no Brasil assim como faz a Semp representando a Toshiba, que sempre foi reconhecida como Semp Toshiba, muitos até acham que são a mesma empresa, a Tectoy (que foi criada por ex funcionários da Evadin) também serve como exemplo, quando representava a Sega aqui no Brasil o sucesso foi muito grande, tanto que hoje tem uma placa da Tectoy na sede da Sega no Japão pelo sucesso alcançado. A Evadin pode ser uma ótima empresa mas não soube fazer marketing de sua própria marca e sim de outras como Mitsubishi e Aiko. De fato os produtos chineses acabaram com muitas empresas de renome brasileiras como Gradiente, Itautec, Amazon, mas deu uma sobrevida para outras como Philco (que hoje é brasileira), DL, CCE, entre outras.

      Excluir
  7. A EVADIN faliu porque nunca prestou!
    Nunca prestou como empresa nunca respeitou consumidor , parceiros e autorizadas.
    Assim como o engodo da Sharp da família makiline.
    Já foi tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-bd Verdade! Tenho uma ação contra essa empresa no TJ/Ce ganhei a ação e sumiram... Mais a justiça irá acha-los.

      Excluir
  8. :-bd Verdade! Tenho uma ação contra essa empresa no TJ/Ce ganhei a ação e sumiram... Mais a justiça irá acha-los.

    ResponderExcluir
  9. acho que o presidente da Evadin (Abe), poderia escolher melhor seus braços forte para administrar a empresa, a empresa é entregue na mão de amadores, falo isso sobre a planta de manaus na qual eu tenho conhecimento, começando pela diretoria, totalmente amadora, gerentes que não sabem gerenciar, creio que a evadin investindo em uma diretoria competente e que saiba manter relacionamento com o cliente não irá se perder tão facilmente, pois é uma empresa antiga em manaus, tem incentivo da suframa, hj em dia a zte está na planta da evadin manaus, mas a Evadin com essa má administração fica totalmente sem horizonte, creio que isso venha desde a parte mais alta (presidência) pq não é a primeira vez que passa por essa situação, sálarios atrasados, oq temos são só promessas de quitação, rescisão de pessoas que sairam não foram pagas, não recolhem o fgts, divida com fornecedores, Deus queira que essa diretoria amadora amadureça e faça a Evadin ficar em evidência em meio essa grande crise do nosso país, pq acho que essa é uma das únicas empresas que tem perspectivas para produção, mas se não se ajeitarem ... vai durar um ou dois anos e vai retornar a estaca 0, atrás de clientes e não cumprindo com suas obrigações!

    ResponderExcluir
  10. A Evadin deveria ter investido em sua propria marca, sempre fabricou produtos bons, mas o que contribuiu para quebra da evadin foi a arapuã que deu o maior golpe na empresa

    ResponderExcluir
  11. A Evadin deveria ter investido em sua propria marca, sempre fabricou produtos bons, mas o que contribuiu para quebra da evadin foi a arapuã que deu o maior golpe na empresa

    ResponderExcluir
  12. Tenho receiver AKAI AA-A35 montado pela Evadin.
    Excelente produto !

    ResponderExcluir
  13. Tenho receiver AKAI AA-A35 montado pela Evadin.
    Excelente produto !

    ResponderExcluir
  14. Possui alguns produtos da evadin ,nunca tive problema algum ,ao contrario fiquei muito satisfeito,por exemplo o micro sintem 3000 e alguns relogios muito resistentes ,,,um fato incrive que me recordo minha mae revendia relogios evadin ,,,e moravamos no interior propriamente na roça a iluminação era de lamparinas ,,que ficavam em suporte na parece ,,,e logo acima tinha uma nossa senhora de aparecida de plastico e acima dessa imagem ficava num prego na parede um relógio da evadin com mostruario roxo de ponteiro,,,resumindo pegou fogp na estatua que queimou todo o relogio chegando à derreter o vidro do relogio todo desfigurado pois queimara por muito tempo pois estavamos dormindo ,,,,quando apagamos o fogo por incrivel nao sei se por milagre da santa kkkkkkkk que ach que nao se nao a estatua nao teria derretido ,,,,,,mas incrivelmente o relogio ainda trabalhava normalmente os ponteiros rodando sem nem atrasar ,,,,,vcs podem ate dar risadas do meu testemunho más e a mais pura verdade e dali em diante me apaixonei pela marca ,,,,,,,,,e tambem so agora estou sabendo que a marca e brasileira ,,,e foi isso

    ResponderExcluir
  15. PRECISO DO CONTROLE REMOTO DO APARELHO DE SOM MITSUBISHI E-604 ... ELE FOI FABRICADO PELA EVADIN NA DÉCADA DE 80. ALGUEM ME AJUDA?

    ResponderExcluir
  16. Lembro de ter visto um último comercial da Mitsubishi em 2001 dizendo que os aparelhos de televisão teriam garantia até a copa de 2006 ... infelizmente a Evadin não pode cumprir a promessa com a quebra de contrato 🙄

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Review: Tablet Bravva Planet Tab BV-400RK

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Bravva Tech é uma empresa brasileira fabricante de tablets, hoje vou fazer a resenha do tablet Planet Tab BV400RK, que conta com processador de 1,2GHz com GPU gráfica Mali 400MP de 250MHz e 512MB de RAM tudo isso rodando o Android 4.1.1 Jelly Bean. O Tablet     O tablet é atualmente o mais barato do Brasil, com preços que giram entre R$260,00 até R$399,00, por isso tem que levar em conta o preço primeiro, para depois tirar as conclusões.   O design do tablet é bonito e simples, a traseira é texturizada, o modelo testado foi o branco, que contém algumas diferenças do preto (chamado de BV400) como o processador, que no branco e rosa (BV400RK) é Rockchip, e no preto é um Allwinner além de não conter saída HDMI.   A frente do aparelho é black piano e deixa muitas marcas de dedo, os três botões frontais são soft touch, e comtém o botão Voltar, Home e Menu, mas não contém o botão de aplicações, com isso não substitui o barra de

Braox lança All-in-one Slim

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A empresa brasileira Braox lançou o All-in-one Slim, a configuração é a mais básica possível com processador Intel Celeron Dualcore de 1,1GHz, memória RAM de 2GB expansível até 16GB, a tela é de 17'' polegadas com resolução de 1440x900. DUAL CORE SLIM Processador: Intel® Celerom Dual Core; Velocidade do Processador (clock): 1,1 GHz; Memória cachê do Processador: 2MB cachê L2; Chipset: Intel® 847; Tamanho da tela:17” LCD TFT Widescreen 16:9 Resolução 1440x900; Memória: 2GB SODIMM DDR3 1333 MHZ expansível até 16GB; Disco rígido: HD 500 GB SATA; Sistema operacional: Linux, Windows; Placa de rede: 10/100/1000 Mbps Gigabit Ethernet; Placa de Wireless: Interface Padrão IEEE 802.11 b/g; Placa de Vídeo: Intel® HD Graphics; Tipo de mouse: óptico com scroll padrão USB; Tipo de teclado: Português Brasil ABNT2 104 teclas padrão USB; Interface de Áudio: Áudio de Alta Definição Intel® de seis canais; CONTEÚDO DA EMBAL