Pular para o conteúdo principal

2025 será o ano do linux?

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral


Sim, eu sei que passei anos sem atualizar este blog (será que blogs ainda existem?), mas é que a vida muda bastante com o tempo. Dito isso, será que a mudança agora é para o Linux?

Notei que muitos comentaram que 2024 seria o ano do Linux nos desktops, e isso realmente aconteceu, com um aumento significativo na sua popularidade, alcançando 4,4% dos computadores ao redor do mundo. Pode parecer pouco, mas não faz muito tempo que o Linux estava estagnado em 2% do mercado.

Estou escrevendo para refletir se 2025 será realmente o ano do Linux nos desktops e quais seriam os motivos para um crescimento tão expressivo em tão pouco tempo.

Respondendo a essas questões, acredito que 2025 ainda não será o ano definitivo, mas há grandes chances de crescimento. E há um motivo que poucos estão mencionando: os aplicativos. Muitos dizem que o crescimento do Linux ocorreu apenas após a Microsoft implementar a exigência do TPM para instalar o Windows 11, e isso não está errado. No entanto, acredito que o aumento na popularidade do sistema do pinguim esteja mais atrelado aos aplicativos.

Como usuário de Linux há mais de 14 anos, posso afirmar que hoje o sistema não possui as limitações de uso que tinha no passado. Isso porque tudo o que precisamos no dia a dia está disponível na plataforma, seja por meio de aplicativos ou web apps. Quer usar a suíte de aplicativos da Microsoft? Disponível. Quer jogar? Agora é possível. Enfim, vejo um crescimento impulsionado por um fator: dinheiro!

Calma, vou explicar. A web de hoje está cheia de aplicativos, e nossos aplicativos estão cada vez mais integrados. Tanto é que os web apps vieram para ficar, como prova o Photoshop, que agora está disponível online. Vejo isso como o futuro dos aplicativos. As empresas atualmente compilam diversos aplicativos para diferentes sistemas operacionais, o que gera custos de produção. No futuro (parece que voltei ao início dos anos 2000), isso tende a se integrar ainda mais à internet. Para que compilar aplicativos se podemos simplesmente atualizar os servidores e, com isso, todos os web apps são atualizados de forma instantânea!

Com isso deixo o recado, hoje o Linux está bem servido, claro que ainda tem que melhorar, e ainda mais, tudo a 1 clique de distância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aconteceu com a Evadin?

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Evadin foi uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil, criada na década de 60 importando produtos da japonesa Mitsubishi e também com marca própria. Com o tempo foi fabricando televisores e outros produtos da Mitsubishi, em 1999 a Mitsubishi cancelou o contrato com a empresa brasileira, dando um prazo de até 3 anos para colocar outro nome nos produtos, mas a Evadin não fez o prometido e continuou lançando produtos com a marca Mitsubishi, enquanto isso no outro lado do mundo a Mitsubishi diz que seus produtos brasileiros não tem tecnologia japonesa e não tem suporte das autorizadas.   Em 2003 a Evadin não desiste do nome Mitsubishi mas lança produtos com a Marca Aiko, como televisores e aparelhos de vídeos, no começo de 2007 a Evadin é notificada pela justiça por usar o nome Mitsubishi sem autorização, a mesma diz que sem o nome Mitsubishi a empresa iria à falência, a empresa retira os produtos Mitsubishi as pressas do ...

Review: Tablet Bravva Planet Tab BV-400RK

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Bravva Tech é uma empresa brasileira fabricante de tablets, hoje vou fazer a resenha do tablet Planet Tab BV400RK, que conta com processador de 1,2GHz com GPU gráfica Mali 400MP de 250MHz e 512MB de RAM tudo isso rodando o Android 4.1.1 Jelly Bean. O Tablet     O tablet é atualmente o mais barato do Brasil, com preços que giram entre R$260,00 até R$399,00, por isso tem que levar em conta o preço primeiro, para depois tirar as conclusões.   O design do tablet é bonito e simples, a traseira é texturizada, o modelo testado foi o branco, que contém algumas diferenças do preto (chamado de BV400) como o processador, que no branco e rosa (BV400RK) é Rockchip, e no preto é um Allwinner além de não conter saída HDMI.   A frente do aparelho é black piano e deixa muitas marcas de dedo, os três botões frontais são soft touch, e comtém o botão Voltar, Home e Menu, mas não contém o botão de aplicações, com isso ...

Amvox lança linha de tablets Toks

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A empresa brasileira fabricante de vários produtos Amvox anunciou sua nova linha de tablets que consiste em três modelos: Tablet Toks 7, Toks 7G e Toks 9, os aparelhos conta com a versão 4 do Android, veja as especificações dos modelos: Amvox Tablet Toks 7G Memória interna: 4GB flash | Entrada para cartão de memória até 32GB | Tela: 7” capacitiva touchscreen, resolução 800x480 | Sensor de gravidade | Saída para fone de ouvido | Sistema Android 4.0 | Câmera: 3MP | Microfone integrado | Saída de som integrada | PC interface: USB 2.0 de alta-velocidade | Processador: All winner A13 | Velocidade do processador: 1Ghz | Memória RAM: 512MB/DDR3 | WiFi 802.11b/g/n | Bateria recarregável: Li-Poly (3.7V,2800mAh) | Tomada: DC 5V Adaptor | Opção de acesso à internet 3G através de cabo adaptador e modem compatível com o sistema | Acessórios: adaptador, cabo USB, fone de ouvido e carregador. Amvox Tablet Toks 7 Memória ...