Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral
Sim, eu sei que passei anos sem atualizar este blog (será que blogs ainda existem?), mas é que a vida muda bastante com o tempo. Dito isso, será que a mudança agora é para o Linux?
Notei que muitos comentaram que 2024 seria o ano do Linux nos desktops, e isso realmente aconteceu, com um aumento significativo na sua popularidade, alcançando 4,4% dos computadores ao redor do mundo. Pode parecer pouco, mas não faz muito tempo que o Linux estava estagnado em 2% do mercado.
Estou escrevendo para refletir se 2025 será realmente o ano do Linux nos desktops e quais seriam os motivos para um crescimento tão expressivo em tão pouco tempo.
Respondendo a essas questões, acredito que 2025 ainda não será o ano definitivo, mas há grandes chances de crescimento. E há um motivo que poucos estão mencionando: os aplicativos. Muitos dizem que o crescimento do Linux ocorreu apenas após a Microsoft implementar a exigência do TPM para instalar o Windows 11, e isso não está errado. No entanto, acredito que o aumento na popularidade do sistema do pinguim esteja mais atrelado aos aplicativos.
Como usuário de Linux há mais de 14 anos, posso afirmar que hoje o sistema não possui as limitações de uso que tinha no passado. Isso porque tudo o que precisamos no dia a dia está disponível na plataforma, seja por meio de aplicativos ou web apps. Quer usar a suíte de aplicativos da Microsoft? Disponível. Quer jogar? Agora é possível. Enfim, vejo um crescimento impulsionado por um fator: dinheiro!
Calma, vou explicar. A web de hoje está cheia de aplicativos, e nossos aplicativos estão cada vez mais integrados. Tanto é que os web apps vieram para ficar, como prova o Photoshop, que agora está disponível online. Vejo isso como o futuro dos aplicativos. As empresas atualmente compilam diversos aplicativos para diferentes sistemas operacionais, o que gera custos de produção. No futuro (parece que voltei ao início dos anos 2000), isso tende a se integrar ainda mais à internet. Para que compilar aplicativos se podemos simplesmente atualizar os servidores e, com isso, todos os web apps são atualizados de forma instantânea!
Com isso deixo o recado, hoje o Linux está bem servido, claro que ainda tem que melhorar, e ainda mais, tudo a 1 clique de distância.
Comentários
Postar um comentário