Pular para o conteúdo principal

Clientes do serviço 3G da Algar Telecom podem navegar na rede Wi-Fi usando tecnologia Cisco

Por: Sabrina Trizote - Press Porter Novelli

 
Operadora escolhe equipamentos Cisco para ampliar cobertura Wi-Fi no Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo

 A Cisco foi escolhida pela Algar Telecom para fornecer os equipamentos que serão utilizados na ampliação da cobertura da rede Wi-Fi da empresa, na região do Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo. Até o final do ano serão instalados 400 Access Points, fabricados no Brasil, para disponibilizar acesso à Internet em 50 locais públicos de Uberaba, Uberlândia e em Franca. Hoje, a operadora tem locais com pontos de acesso em shoppings, faculdades e bares dessas cidades.

O projeto Wi-Fi da Algar Telecom foi iniciado em 2012, mas antes mesmo, em 2010, a operadora já estudava a utilização do Wi-Fi como um complemento das redes 3G, que vinham sofrendo sobrecarga devido ao tráfego massivo de dados. Após análises, a Algar Telecom concluiu que o oferecimento do sinal wireless poderia ser um caminho para uma maior capilaridade da cobertura e uma melhora na qualidade de acesso do usuário, com investimento relativamente baixo.

Um projeto-piloto foi implantado em Uberlândia, onde a operadora disponibilizou uma rede em diversos pontos selecionados. Uma adequação posterior segmentou o acesso, permitindo que o usuário da Algar Telecom de qualquer produto, com sua senha padrão, utilizasse o Wi-Fi.
Dispositivos com SIMCARD Algar Telecom têm acesso Wi-Fi a partir do reconhecimento do aparelho pela rede, sem a necessidade de senha. “Mais do que um complemento à rede 3G, a Algar passou a ver no Wi-Fi um diferencial para atrair e fidelizar clientes, além de ser uma possibilidade de gerar receitas adicionais”, afirma Luis Antonio Andrade Lima, diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom.

A utilização do Wi-Fi no Festival Triângulo Music consolidou ainda mais esta visão. Os Access Points da Cisco foram utilizados no evento, em maio, com o objetivo de aproximar o público jovem da operadora, contando com 48 pontos de acesso Wi-Fi. Com a boa avaliação dos equipamentos Cisco, a Algar tomou o festival como ponto de partida definitivo para a massificação do Wi-Fi.

Segundo Lima, a facilidade de implantação e configuração da tecnologia Cisco também foram decisivas para a escolha. “A ideia de disponibilizar Wi-Fi no Triângulo Music, por exemplo, surgiu de maneira repentina. Faltando um mês para o evento, nós prospectamos a compra com a Cisco, que teve um prazo curto para o fornecimento dos produtos, mas com a facilidade de implantação e configuração da tecnologia, conseguimos disponibilizar a rede no estádio em apenas três dias”, conta o diretor da operadora.

A expansão da cobertura Wi-Fi da Algar vai ao encontro da demanda cada vez maior de clientes das operadoras por mobilidade. Com o volume crescente do tráfego de dados, o wireless é uma alternativa vantajosa ao 3G, diversificando os meios de acesso e permitindo o offload dessas redes. “Hoje, o Wi-Fi em espaços públicos é visto como uma alternativa para as operadoras disponibilizarem acesso à internet a seus clientes em locais onde a rede 3G está sobrecarregada. Além da expertise neste mercado, a Cisco conta com alta disponibilidade de produtos e preços mais competitivos graças à fabricação local, atendendo a esta demanda das operadoras”, afirma Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.

Wi-Fi no Festival Triângulo Music

A Algar Telecom foi a primeira operadora no Brasil a utilizar Access Points Cisco de fabricação nacional em um grande evento: o festival Triângulo Music, que ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, em Uberlândia. A série 1600 de Access Point Cisco, utilizada no projeto, trabalha no padrão IEEE 802.11n que, além de suportar equipamentos de conexão 802.11g e 802.11b, alcança velocidades superiores a 100 Mbps e tem maior abrangência se comparado aos padrões anteriores.

Ao todo, 3.744 clientes diferentes da Algar acessaram a rede Wi-Fi nos dois dias do Festival. No primeiro dia, a rede suportou um pico de 1.128 clientes se conectando simultaneamente, sem prejuízo à experiência de acesso. Para o engenheiro da Algar, a confiabilidade e estabilidade dos Access Points da Cisco foram essenciais para o sucesso da rede no evento. “O gerenciamento e monitoramento de rede nos aparelhos também foram determinantes na escolha da marca. No geral, os equipamentos cumpriram o objetivo”, destacou Lima.

Além da eficiência, a rede Wi-Fi colaborou com as ações de marketing realizadas pela Algar durante o evento, permitindo interações em tempo real, upload de fotos e posts em redes sociais. “É uma vantagem ter um sistema de gerência inteligente de onde é possível extrair informações importantes com relação aos seus clientes e à usabilidade da rede”, diz Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aconteceu com a Evadin?

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Evadin foi uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil, criada na década de 60 importando produtos da japonesa Mitsubishi e também com marca própria. Com o tempo foi fabricando televisores e outros produtos da Mitsubishi, em 1999 a Mitsubishi cancelou o contrato com a empresa brasileira, dando um prazo de até 3 anos para colocar outro nome nos produtos, mas a Evadin não fez o prometido e continuou lançando produtos com a marca Mitsubishi, enquanto isso no outro lado do mundo a Mitsubishi diz que seus produtos brasileiros não tem tecnologia japonesa e não tem suporte das autorizadas.   Em 2003 a Evadin não desiste do nome Mitsubishi mas lança produtos com a Marca Aiko, como televisores e aparelhos de vídeos, no começo de 2007 a Evadin é notificada pela justiça por usar o nome Mitsubishi sem autorização, a mesma diz que sem o nome Mitsubishi a empresa iria à falência, a empresa retira os produtos Mitsubishi as pressas do mercado e

Review: Tablet Bravva Planet Tab BV-400RK

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Bravva Tech é uma empresa brasileira fabricante de tablets, hoje vou fazer a resenha do tablet Planet Tab BV400RK, que conta com processador de 1,2GHz com GPU gráfica Mali 400MP de 250MHz e 512MB de RAM tudo isso rodando o Android 4.1.1 Jelly Bean. O Tablet     O tablet é atualmente o mais barato do Brasil, com preços que giram entre R$260,00 até R$399,00, por isso tem que levar em conta o preço primeiro, para depois tirar as conclusões.   O design do tablet é bonito e simples, a traseira é texturizada, o modelo testado foi o branco, que contém algumas diferenças do preto (chamado de BV400) como o processador, que no branco e rosa (BV400RK) é Rockchip, e no preto é um Allwinner além de não conter saída HDMI.   A frente do aparelho é black piano e deixa muitas marcas de dedo, os três botões frontais são soft touch, e comtém o botão Voltar, Home e Menu, mas não contém o botão de aplicações, com isso não substitui o barra de

Braox lança All-in-one Slim

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A empresa brasileira Braox lançou o All-in-one Slim, a configuração é a mais básica possível com processador Intel Celeron Dualcore de 1,1GHz, memória RAM de 2GB expansível até 16GB, a tela é de 17'' polegadas com resolução de 1440x900. DUAL CORE SLIM Processador: Intel® Celerom Dual Core; Velocidade do Processador (clock): 1,1 GHz; Memória cachê do Processador: 2MB cachê L2; Chipset: Intel® 847; Tamanho da tela:17” LCD TFT Widescreen 16:9 Resolução 1440x900; Memória: 2GB SODIMM DDR3 1333 MHZ expansível até 16GB; Disco rígido: HD 500 GB SATA; Sistema operacional: Linux, Windows; Placa de rede: 10/100/1000 Mbps Gigabit Ethernet; Placa de Wireless: Interface Padrão IEEE 802.11 b/g; Placa de Vídeo: Intel® HD Graphics; Tipo de mouse: óptico com scroll padrão USB; Tipo de teclado: Português Brasil ABNT2 104 teclas padrão USB; Interface de Áudio: Áudio de Alta Definição Intel® de seis canais; CONTEÚDO DA EMBAL