Solução é utilizada para administrar os dados de 10 milhões
de participantes do programa de milhas; rede sem fio e softfone são
adotados por 100% da equipe, reduzindo custos e aumentando a
produtividade
A Smiles, administradora do segmento de recompensa e fidelização, optou
por utilizar a solução de Comunicação Unificada da Cisco (Unified
Communications) na administração dos dados de 10 milhões de
participantes. A plataforma, que inclui ferramentas de chat, vídeo, voz e
gerenciamento reduziu custos e aumentou a produtividade da companhia.
A
companhia escolheu a Cisco principalmente pela funcionalidade e pelo
TCO (custo total de propriedade). “Encontramos nas soluções da Cisco
facilidade para administrar e maior integração”, conta Pedro Dorico, CTO
da Smiles. Segundo o executivo, dois fatores foram determinantes na
construção da infraestrutura de comunicação e colaboração da empresa. Um
deles era a conectividade. Como os sistemas da companhia estão
distribuídos em dois data centers acessados remotamente, a facilidade de
acesso era imprescindível.
Além
disso, era unanimidade que o escritório fosse referência em inovação,
sem mesa fixa. Laptop, telefone (ou melhor, softfone), videoconferência e
outras ferramentas de colaboração teriam destaque no espaço de
trabalho. “Numa empresa como a Smiles, que atua num ambiente dinâmico e
de inovação, oferecer as ferramentas certas para garantir a
produtividade é fundamental”, destaca Ricardo Amaral, da A.Telecom,
parceira da Cisco na implantação da plataforma.
O
outro fator determinante do projeto foi a disponibilidade da
infraestrutura. A Smiles não poderia sofrer interrupção, principalmente
no horário comercial. Qualquer parada impactaria a produtividade da
empresa e sua capacidade de atuar em processos críticos ligados à
operação, como atendimento aos clientes, vendas e funções do backoffice
(relacionados à emissão de passagens aéreas ou à venda de produtos por
e-commerce). Sendo assim, optou-se pela rede sem fio atual, disponível
para qualquer dispositivo.
A
Cisco providenciou para a administradora uma solução composta de LAN,
WAN, Firewall, Wireless, Jabber e BE 6000 (Business Edition 6000). O
pacote tecnológico permitiu ofertar uma plataforma de colaboração
integrada, segura e adaptável às necessidades dos colaboradores da
Smiles e às diversas plataformas utilizadas (Android, Windows e Apple)
para permitir o BYOD (Bring Your Own Device). A integradora A. Telecom
foi parceira da Cisco tanto na construção da nova rede 100% wireless,
quanto na manutenção da infraestrutura, sob o modelo conhecido pela
sigla IaaS (Infrastructure as a Service).
Colaboração para apoiar o crescimento da Smiles
Anteriormente
um departamento da GOL Linhas Aéreas, a Smiles tornou-se uma empresa
independente em janeiro de 2013 e em abril do mesmo ano abriu seu
capital na Bolsa de Valores. Captando cerca de R$ 1,1 bilhão de reais
após oferta pública inicial de ações (IPO na sigla em inglês), a
recém-criada empresa saltou de 15 colaboradores para aproximadamente 80
nesta nova fase, tendo como desafio a construção de uma infraestrutura
completa e confiável em pouco tempo. Em poucos meses, a Smiles teve de
operar em uma nova sede, com sistemas e controles próprios, e também com
uma infraestrutura adaptada à operação.
A
companhia cresceu bastante após o IPO, ampliando a relação com
parceiros nos mais variados segmentos, além de novos parceiros aéreos
internacionais, foram fechados acordos com postos de combustível,
restaurantes, hotéis, varejo, etc. A Smiles tornou-se uma empresa de
coalizão e a complexidade do serviço demandou maior capacidade de
comunicação. Segundo Ricardo Ogata, Gerente de Desenvolvimento de
Negócios de Colaboração da Cisco, a tecnologia pode ser uma aliada
estratégica neste processo. “Atualmente, as empresas lidam com muitas
operações, tendo de acessar conteúdo em rede constantemente. Sem
colaboração fácil e segura entre seus funcionários, isto se torna muito
difícil”, diz o executivo.
A
infraestrutura está sendo bem assimilada pela equipe da Smiles. A rede
sem fio e o softfone são utilizados por 100% dos funcionários (até
porque o ambiente não prevê a instalação de terminais telefônicos sobre
as mesas). O chat é utilizado por todo o grupo e a videoconferência está
em fase piloto. Um dos itens também ponderados foi a mão de obra. “Não
contamos com especialistas internos. Toda a infraestrutura e o suporte
de telecom são oferecidos como serviço, que foi ajustado aos requisitos
da nossa operação”, explica Pedro Dorico, CTO da Smiles. A A.Telecom se
responsabilizou tanto pela aquisição dos equipamentos, quanto pela
instalação, operação e manutenção.
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