Pular para o conteúdo principal

Cisco abrirá Centro Global de Inovação sobre Internet de Todas as Coisas em Barcelona



Por: Diego Macedo - Press Porter Novelli



A Cisco, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelona, anuncia hoje a criação de um Centro Global de Inovação dedicado à Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything - IoE) em Barcelona. Este centro inovador será uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e novas oportunidades de negócio relacionadas com a IoE aplicada às cidades inteligentes.

O novo centro da Cisco terá 1,720 metros quadrados e estará situado no edifício histórico do século XIX ‘Ca l’Alier’, em pleno centro do distrito tecnológico 22@ e parte do novo Smart City Campus.

A Cisco pretende investir 30 milhões de dólares entre 2015 e 2020, incluindo obras de reabilitação do edifício, um laboratório de inovação, equipamento tecnológico e a contratação de novos colaboradores (principalmente engenheiros, programadores de aplicações e pesquisadores).

Principias destaques:

· O Centro de Inovação IoE – cuja abertura está prevista para o Verão de 2016 – será um dos cinco centros globais da Cisco dedicados à IoE e às oportunidades de mercado por ela criadas. Este centro junta-se assim a dois já em funcionamento no Rio de Janeiro (Brasil) e em Songdo (Coreia do Sul) e a outros dois que serão construídos na Alemanha e no Canadá.

· Como pólo global de inovação, o centro será um espaço onde a Cisco poderá colaborar com clientes, parceiros, start-ups, Governos e instituições acadêmicas e de pesquisa, abrigando dois tipos de atividades:

o Um laboratório de inovação relacionado com IoE para conceber novas soluções e serviços para as cidades que começam agora a criar serviços urbanos - como estacionamento e iluminação inteligentes, localização analítica, entre outros – além da gestão energética e troca de conhecimentos sobre segurança e Cloud.

o Uma área para demonstrações das soluções Cisco, incluindo as soluções de Smart+Connected Communities e a sua aplicação prática para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

· A decisão da Cisco em estabelecer um centro de inovação sobre IoE em Barcelona responde ao compromisso da cidade com a inovação e à sua vontade de partilhar essas inovações com outras cidades, reforçando a sua posição como referência mundial em soluções e serviços para cidades inteligentes. Além disso, Barcelona tem uma sólida comunidade tecnológica, acadêmica e de pesquisa, servindo como núcleo aberto ao empreendedorismo.

· Este Centro de Inovação ajudará empresas e Governo a compreenderem como tirar partido da IoE, a nova fase da Internet, cuja oportunidade de criação de valor estimada é 19 trilhões de dólares em escala global até 2023, como resultado da redução de custos, criação de receita, otimização de processos empresariais e a criação de serviços urbanos inovadores.

Declarações de Apoio

· Xavier Trías, Presidente da Câmara de Barcelona: “Barcelona já é uma referência mundial no que diz respeito a cidades inteligentes, sendo atualmente a capital de tecnologias móveis e nomeada como a ‘Capital Europeia da Inovação’. Tanto o novo centro, situado no Smart City Campus, como o sólido compromisso da Cisco com a cidade ajudarão a reforçar a nossa aposta num novo modelo de crescimento econômico baseado na tecnologia, na inovação urbana e no desenho de serviços avançados, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos”.

· Anil Menon, Presidente da Cisco para Smart+Connected Communities e Diretor Geral Adjunto de Globalização: “Os centros globais de inovação sobre a IoE – como o que acabamos de anunciar em Barcelona – ajudarão clientes, parceiros, start-ups, Administração Pública e organizações de pesquisa e educação. Constituem núcleos potentes, capazes de estimular o pensamento inovador e gerar novas estratégias para definir e construir uma nova relação com as nossas cidades e o nosso mundo. Assim, à medida que se desenvolvem os serviços urbanos nas cidades, criam-se oportunidades econômicas sem precedentes. Aproveitando as estratégias decorrentes da IoE, este mercado global gera uma grande oportunidade para a inovação que se traduz em novas formas de partilha de informação, aumento do conhecimento, distribuição de experiência e recursos e resposta aos desafios de necessidades”.




· Jordi Botifoll, Presidente da Cisco para a América Latina, Vice Presidente Sênior da Cisco para a América e Executive Sponsor para Barcelona: “As tecnologias da Informação e Comunicação e, particularmente, a IoE, têm um papel decisivo na transformação urbana, no crescimento econômico sustentável e nos serviços públicos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e reforçar a competitividade das cidades e a sua capacidade de atrair talento e investimento. O Centro de Inovação Global de Barcelona ajudará a gerar novas soluções e demonstrar a sua aplicação prática em áreas críticas para as cidades, bem como novas arquiteturas de comunicação que otimizarão a forma como as cidades vão gerir e interagir com os seus cidadãos nos próximos anos”.



Sobre a Cisco Systems

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aconteceu com a Evadin?

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Evadin foi uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil, criada na década de 60 importando produtos da japonesa Mitsubishi e também com marca própria. Com o tempo foi fabricando televisores e outros produtos da Mitsubishi, em 1999 a Mitsubishi cancelou o contrato com a empresa brasileira, dando um prazo de até 3 anos para colocar outro nome nos produtos, mas a Evadin não fez o prometido e continuou lançando produtos com a marca Mitsubishi, enquanto isso no outro lado do mundo a Mitsubishi diz que seus produtos brasileiros não tem tecnologia japonesa e não tem suporte das autorizadas.   Em 2003 a Evadin não desiste do nome Mitsubishi mas lança produtos com a Marca Aiko, como televisores e aparelhos de vídeos, no começo de 2007 a Evadin é notificada pela justiça por usar o nome Mitsubishi sem autorização, a mesma diz que sem o nome Mitsubishi a empresa iria à falência, a empresa retira os produtos Mitsubishi as pressas do mercado e

Review: Tablet Bravva Planet Tab BV-400RK

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A Bravva Tech é uma empresa brasileira fabricante de tablets, hoje vou fazer a resenha do tablet Planet Tab BV400RK, que conta com processador de 1,2GHz com GPU gráfica Mali 400MP de 250MHz e 512MB de RAM tudo isso rodando o Android 4.1.1 Jelly Bean. O Tablet     O tablet é atualmente o mais barato do Brasil, com preços que giram entre R$260,00 até R$399,00, por isso tem que levar em conta o preço primeiro, para depois tirar as conclusões.   O design do tablet é bonito e simples, a traseira é texturizada, o modelo testado foi o branco, que contém algumas diferenças do preto (chamado de BV400) como o processador, que no branco e rosa (BV400RK) é Rockchip, e no preto é um Allwinner além de não conter saída HDMI.   A frente do aparelho é black piano e deixa muitas marcas de dedo, os três botões frontais são soft touch, e comtém o botão Voltar, Home e Menu, mas não contém o botão de aplicações, com isso não substitui o barra de

Braox lança All-in-one Slim

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral   A empresa brasileira Braox lançou o All-in-one Slim, a configuração é a mais básica possível com processador Intel Celeron Dualcore de 1,1GHz, memória RAM de 2GB expansível até 16GB, a tela é de 17'' polegadas com resolução de 1440x900. DUAL CORE SLIM Processador: Intel® Celerom Dual Core; Velocidade do Processador (clock): 1,1 GHz; Memória cachê do Processador: 2MB cachê L2; Chipset: Intel® 847; Tamanho da tela:17” LCD TFT Widescreen 16:9 Resolução 1440x900; Memória: 2GB SODIMM DDR3 1333 MHZ expansível até 16GB; Disco rígido: HD 500 GB SATA; Sistema operacional: Linux, Windows; Placa de rede: 10/100/1000 Mbps Gigabit Ethernet; Placa de Wireless: Interface Padrão IEEE 802.11 b/g; Placa de Vídeo: Intel® HD Graphics; Tipo de mouse: óptico com scroll padrão USB; Tipo de teclado: Português Brasil ABNT2 104 teclas padrão USB; Interface de Áudio: Áudio de Alta Definição Intel® de seis canais; CONTEÚDO DA EMBAL