A Cisco, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelona, anuncia hoje a criação de um Centro Global de Inovação dedicado à Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything - IoE) em Barcelona. Este centro inovador será uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e novas oportunidades de negócio relacionadas com a IoE aplicada às cidades inteligentes.
O novo centro da Cisco terá 1,720 metros quadrados e estará situado no edifício histórico do século XIX ‘Ca l’Alier’, em pleno centro do distrito tecnológico 22@ e parte do novo Smart City Campus.
A Cisco pretende investir 30 milhões de dólares entre 2015 e 2020, incluindo obras de reabilitação do edifício, um laboratório de inovação, equipamento tecnológico e a contratação de novos colaboradores (principalmente engenheiros, programadores de aplicações e pesquisadores).
Principias destaques:
· O Centro de Inovação IoE – cuja abertura está prevista para o Verão de 2016 – será um dos cinco centros globais da Cisco dedicados à IoE e às oportunidades de mercado por ela criadas. Este centro junta-se assim a dois já em funcionamento no Rio de Janeiro (Brasil) e em Songdo (Coreia do Sul) e a outros dois que serão construídos na Alemanha e no Canadá.
· Como pólo global de inovação, o centro será um espaço onde a Cisco poderá colaborar com clientes, parceiros, start-ups, Governos e instituições acadêmicas e de pesquisa, abrigando dois tipos de atividades:
o Um laboratório de inovação relacionado com IoE para conceber novas soluções e serviços para as cidades que começam agora a criar serviços urbanos - como estacionamento e iluminação inteligentes, localização analítica, entre outros – além da gestão energética e troca de conhecimentos sobre segurança e Cloud.
o Uma área para demonstrações das soluções Cisco, incluindo as soluções de Smart+Connected Communities e a sua aplicação prática para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
· A decisão da Cisco em estabelecer um centro de inovação sobre IoE em Barcelona responde ao compromisso da cidade com a inovação e à sua vontade de partilhar essas inovações com outras cidades, reforçando a sua posição como referência mundial em soluções e serviços para cidades inteligentes. Além disso, Barcelona tem uma sólida comunidade tecnológica, acadêmica e de pesquisa, servindo como núcleo aberto ao empreendedorismo.
· Este Centro de Inovação ajudará empresas e Governo a compreenderem como tirar partido da IoE, a nova fase da Internet, cuja oportunidade de criação de valor estimada é 19 trilhões de dólares em escala global até 2023, como resultado da redução de custos, criação de receita, otimização de processos empresariais e a criação de serviços urbanos inovadores.
Declarações de Apoio
· Xavier Trías, Presidente da Câmara de Barcelona: “Barcelona já é uma referência mundial no que diz respeito a cidades inteligentes, sendo atualmente a capital de tecnologias móveis e nomeada como a ‘Capital Europeia da Inovação’. Tanto o novo centro, situado no Smart City Campus, como o sólido compromisso da Cisco com a cidade ajudarão a reforçar a nossa aposta num novo modelo de crescimento econômico baseado na tecnologia, na inovação urbana e no desenho de serviços avançados, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos”.
· Anil Menon, Presidente da Cisco para Smart+Connected Communities e Diretor Geral Adjunto de Globalização: “Os centros globais de inovação sobre a IoE – como o que acabamos de anunciar em Barcelona – ajudarão clientes, parceiros, start-ups, Administração Pública e organizações de pesquisa e educação. Constituem núcleos potentes, capazes de estimular o pensamento inovador e gerar novas estratégias para definir e construir uma nova relação com as nossas cidades e o nosso mundo. Assim, à medida que se desenvolvem os serviços urbanos nas cidades, criam-se oportunidades econômicas sem precedentes. Aproveitando as estratégias decorrentes da IoE, este mercado global gera uma grande oportunidade para a inovação que se traduz em novas formas de partilha de informação, aumento do conhecimento, distribuição de experiência e recursos e resposta aos desafios de necessidades”.
· Jordi Botifoll, Presidente da Cisco para a América Latina, Vice Presidente Sênior da Cisco para a América e Executive Sponsor para Barcelona: “As tecnologias da Informação e Comunicação e, particularmente, a IoE, têm um papel decisivo na transformação urbana, no crescimento econômico sustentável e nos serviços públicos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e reforçar a competitividade das cidades e a sua capacidade de atrair talento e investimento. O Centro de Inovação Global de Barcelona ajudará a gerar novas soluções e demonstrar a sua aplicação prática em áreas críticas para as cidades, bem como novas arquiteturas de comunicação que otimizarão a forma como as cidades vão gerir e interagir com os seus cidadãos nos próximos anos”.
Sobre a Cisco Systems
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.
Comentários
Postar um comentário